Pular para o conteúdo
Início » Newsletters » Trabalhadores 70+ crescem mais de 20% em um ano

Trabalhadores 70+ crescem mais de 20% em um ano

O aumento do custo de vida deixa o caminho até a aposentadoria mais longo. Em contrapartida, cada vez mais idosos chegam com saúde e disposição aos 70 ou 80 anos – e com capacidade de adaptação às necessidades do mercado de trabalho. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, 1,2 milhão de trabalhadores com 70 anos ou mais estão em plena atividade no país.

O geriatra Daniel Apolinário, do HCor, explica: “Existem vários estudos mostrando que os idosos que permanecem no mercado de trabalho por mais tempo têm uma qualidade de vida melhor, se mantêm independentes por mais tempo, e acabam tendo até uma saúde melhor”. Com a crise gerada pela pandemia, enquanto muitos não têm outra alternativa a não ser buscar diferentes fontes de renda, há uma minoria que trabalha para ocupar o tempo e apenas complementar a renda da aposentadoria.

Um aspecto interessante da reportagem publicada no Jornal Nacional, levantado pelo professor de economia da FGV-Eaesp, Renan Pieri, é o papel dos profissionais maduros na recuperação da economia. Segundo ele, as empresas que voltaram a abrir vagas têm dado preferência a profissionais mais experientes, que já passaram por outros treinamentos e conhecem melhor os processos dentro das corporações.