Pular para o conteúdo
Início » Newsletters » Ed. #22 Teste do xixi para menopausa + Varejo etarista

Ed. #22 Teste do xixi para menopausa + Varejo etarista

Academia para pessoas 50+ dobra crescimento e abre franquia

Povoadas por barrigas tanquinho e glúteos 0% de gordura, as academias de ginástica tradicionais nem sempre são ambientes convidativos para iniciantes. Pessoas mais velhas – nem todas, claro – integram o grupo das que se sentem pouco acolhidas. Com o objetivo de criar um espaço amigável para o cuidado da saúde física e mental, o empresário mineiro Christian Zamprogna, de Belo Horizonte, criou o Estúdio Fly. “A população do país está envelhecendo e, independentemente da idade, as pessoas precisam de ajuda especializada para concretizar seus ‘planos de voo’ em busca de qualidade de vida”, disse à revista Exame. Formado em economia com especialização em treinamento esportivo, ele ganhou destaque na imprensa de negócios após divulgar crescimento de 100% em 2023, em relação ao ano anterior. Um desdobramento do sucesso é a abertura do negócio para franquias, com meta de expansão nacional. O valor inicial é R$ 360 mil, com estimativa de retorno após 18 meses. Foto: Divulgação

Menopausa a um xixi de distância

Dos mesmos criadores do teste de ovulação, teste de idade gestacional e teste de melhor dia para fazer um neném, vem aí o teste de urina para detectar menopausa. Lançado em agosto nos Estados Unidos, ele promete determinar em que estágio do  processo está cada mulher. O resultado se dá a partir da medição do FSH (hormônio folículo-estimulante), combinado à idade e ao histórico de ciclo menstrual da vítima. Custa de US$ 20 a US$ 30, o equivalente a R$ 150, e ainda não tem no Brasil. A embalagem inclui 5 sticks, para testagens sequenciais a serem feitas ao longo de 10 dias. “A tecnologia é maravilhosa e bem vinda para ajudar a entender nossa biografia hormonal. Mas, infelizmente, ela ainda não é acessível para todas as pessoas com útero” diz Fernanda Valente, Coordenadora do No Pausa Brasil, marca que desenvolveu o MenoCheck, ferramenta de autoavaliação que também indica a etapa do climatério. Foto: Freepik

#DIZEM

“Na minha modesta visão, hoje em dia a indústria do audiovisual é etarista. Não sabe criar personagens para pessoas mais velhas. Temos que combater isso.”
Irene Ravache

Maturidades no Youtube: o morar na longevidade

Preparar a casa para o envelhecimento, a importância da preservação da identidade do morador, empatia, conforto e segurança são alguns dos temas abordados por Juliana Tissot, em um vídeo exclusivo e inédito no nosso canal no Youtube. Arquiteta, especialista certificada em Ageing In Place e autora do livro independente Ambientes de Moradia Seguros Para Pessoas Idosas, ela fala sobre essa demanda, urgente para a arquitetura e para os interiores. Assista e inscreva-se no canal.

Etarismo no consumo é pauta na Folha de S.Paulo

Publicada na semana passada, a reportagem da Folha de S.Paulo “Brasil exclui do consumo idosos 60+, que já superam jovens de 20 anos”, contou histórias de preconceito de idade no varejo brasileiro. Uma delas é  a do médico neurologista que foi ignorado pelo vendedor na concessionária. Outra é sobre a professora de literatura aposentada cujo financiamento imobiliário foi negado pelo banco, apesar da incontestável comprovação de renda. Ambos têm 60 e poucos anos. O conteúdo traz dados demográficos sobre a população que será maioria no país e promove reflexões sobre a mentalidade centrada na juventude que permeia o marketing, imprimindo ao envelhecimento um caráter negativo. 

Geralmente voltados a aspectos econômicos, como trabalho, aposentadoria, hábitos de consumo, os textos jornalísticos sobre diversidade etária, etarismo e envelhecimento ganham recorrência na imprensa – uma conquista para a cultura de maturidade. “Muita gente ainda acha graça em piadas envolvendo velhos. É preciso discutir o porquê de a juventude ser o padrão da sociedade, quando vemos que a sociedade tem se tornado cada dia mais velha.”, diz Gisela Castro, doutora em Comunicação e Cultura, com pós-doutorado em Sociologia e professora de Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Foto: Freepik

Helen Mirren brilha, literalmente, em Paris

Prateada da cabeça aos pés, a atriz britânica Helen Mirren esteve nas passarela do Paris Fashion Show, encerrado no começo do mês. Modelo de peles maduras da L’Oréal, a protagonista do sucesso Catherine, The Great (2019), fez parte da apresentação Walk Your Worth, voltada ao empoderamento feminino. Helen entrou de mãos dadas com celebridades 30 menos, como a atriz Elle Fanning e a socialite Kendall Jenner, do clã Kardashian.

Só mais uma coisa

Notícias curtinhas, recados e insights aleatórios para a Geração 100+ | Por Mariana Mello

• A startup de impacto social Maturi, voltada ao trabalho e ao empreendedorismo 50+, foi a vencedora do Great Companies Global Business Award 2023. Parabéns ao CEO Mórris Litvak e à Diretora de Novos Negócios, Andrea Tenuta.

• A Organização Mundial da Saúde publicou um material inédito sobre intergeracionalidade, com dicas práticas para qualquer pessoa ou instituição que deseje adotar práticas que valorizam a diversidade etária.

• Criado pela jornalista Carla Leirner e sua mãe, a psicanalista e escritora Sylvia Loeb, o movimento #minhaidadenaomedefine lançou ontem uma plataforma de conteúdo. As autoras do projeto também publicam vídeos no Youtube e lideram um podcast no Spotify sobre envelhecimento e etarismo.

• Aos 94 anos, a atriz Nathalia Timberg voltará aos palcos na adaptação da peça A Mulher de Van, que tem a direção de Ricardo Grasson e estreia em São Paulo no ano que vem.

• Ainda não assisti ao documentário Quantos Dias, Quantas Noites, da produtora Maria Farinha Filmes e direção de Cacau Rhoden. Escolhi ver com calma para fazer uma análise melhorzinha. Tentei falar com o Cacau, mas não rolou ainda  uma entrevista. Me cobrem isso. Trailer aqui.

• A partir de novembro, o conteúdo do Maturidades começa a ser divulgado em rádios de todo o Brasil. Assinei uma parceria com o radio content marketplace Radiodata, liderado por Juliana Paiva. Alguém indica uma fono?



Maturidades é uma iniciativa de conteúdo 100% independente idealizada por Mariana Mello, jornalista especializada em gerontologia e branded content. Parcerias, projetos e talks: mariana@maturidades.com.br