Quando comparada a temas como gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência, a diversidade etária ainda ocupa um espaço proporcionalmente menor na agenda das grandes empresas. Mas isso está mudando. Um sinal importante do aumento da relevância do tema é a chegada do Programa Certified Age Friendly Employer ao Brasil.
Dedicada à recolocação e ao desenvolvimento profissional de pessoas 50+, a start-up Maturi é a representante oficial da certificação no país. No mês passado, a farmacêutica Sanofi foi a primeira empresa a receber o selo seguida da Takeda, pertencente ao mesmo setor. Segundo a Maturi, outras companhias devem anunciar a conquista em breve. De acordo com o IBGE, até 2040 cerca de 57% da força de trabalho será formada por pessoas 45+.
“O programa nos ajuda a cumprir a missão central e o propósito da Maturi. Estamos criando uma cultura que valoriza a sabedoria daqueles que já têm uma longa história de vida. Isso é essencial para quebrar o paradigma existente no mercado de trabalho em que os idosos são vistos simplesmente como obsoletos”, diz Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi.
Cérebro humano é mais eficiente na maturidade
Você sabia que o ser humano entra no pico da atividade intelectual mais ou menos aos 70 anos? A explicação é uma substância chamada mielina, cuja quantidade é elevada no cérebro com o passar do tempo, facilitando a passagem de sinais entre os neurônios, produzindo um aumento de até 300% em habilidades intelectuais.
Logo, o cérebro de uma pessoa idosa é muito mais eficiente do que se acreditava até então. Isso é o que afirma o diretor da George Washington School of Medicine and Health Sciences, em reportagem publicada da revista Exame. Os pesquisadores descobriram também que conforme o indivíduo envelhece, a interação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro torna-se harmoniosa, expandindo habilidades criativas.
Na prática, significa que as pessoas longevas conseguem usar os dois hemisférios ao mesmo tempo, o que permite a resolução de problemas complexos com mais praticidade. Essa flexibilidade cerebral proporciona ainda maior probabilidade de tomadas de decisões certas e menor exposição a emoções negativas.
Adidas inclui modelo idosa em campanha pró-corrida
Em mais um capítulo da campanha Impossible is Nothing, a Adidas traz uma mulher longeva para o filme Running Needs Nothing But You. Desdobrada em outras peças publicitárias, a ação coloca lado a lado a modelo e o craque egípcio Mohamed Salah, atual atacante do Liverpool. A ideia é ilustrar a pluralidade da corrida como um esporte democrático, em que recordes e linhas de chegada são infinitos – para cada indivíduo. A foto acima foi tirada em um ponto de ônibus na Avenida Paulista, em São Paulo. Uma versão do filme está disponível no Youtube. Se você tiver um minuto – literalmente – assista.
Segurança financeira é desafio do envelhecimento ativo, segundo estudo
Que a sociedade brasileira nunca mais será a mesma diante da crescente longevidade no país, isso já sabemos. Efeitos em absolutamente todas as esferas irão aparecer — afora aqueles com os quais já convivemos. Dedidado a investigar os impactos sociais do envelhecimento ativo, um estudo conduzido pelo núcleo de Desenvolvimento do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), em conjunto com o Itaú Viver Mais, apontou onze dimensões cruciais para a qualidade de vida da população daqui para frente.
Inclusão produtiva e segurança financeira são dois dos aspcetos mencionados nos resultados, que merecem destaque. O primeira se refere ao trabalho e a ocupações que inserem os indivíduos em uma rede de relações sociais. O segunda diz respeito tanto à capacidade de arcar com os gastos e contas relacionados à sobrevivência quanto à confiança de que essa capacidade será mantida ou ampliada no futuro.
Na cidade de São Paulo, o índice de inclusão produtiva da população com 50 anos ou mais registrou a nota média de 45 pontos. A pontuação estabelecida vai de 0 a 100. As maiores médias estão entre os homens (49 pontos), da faixa de 50 a 59 anos (53 pontos), pertencentes à classe alta (55 pontos) e que, independentemente de dos benefícios da previdência social, estão ativos no mercado de trabalho (60 pontos).
Em contraste, os índices mais preocupantes foram verificados nos idosos com mais idade, de 80 anos ou mais (27), de classe baixa (29) e que já não trabalham desde os 70 anos (29).
Demitido da Globo, Cleber Machado assina com Record e Amazon
Após 35 anos à frente dos esportes na Globo, o jornalista esportivo e locutor Cléber Machado teve seu contrato encerrado. Aos 61 anos e no auge da experiência profissional, ele está longe de ir para casa.
O primeiro trabalho na nova fase foi na Record, onde firmou um contrato para a transmissão de dois jogos da final do Paulistão. A narração do jogo Água Santa x Palmeiras, realizado no último dia 2, registrou Ibope de 16,5 pontos na Grande São Paulo. O número é equivalente a uma audiência de “A Fazenda” ou a um bom capítulo de novela da Globo.
Para não quebrar a tradição de gerar meme e levando seus fãs ao delírio nas redes sociais, Cléber chamou o atacante Júnior Todinho, do Água Santa, de Jojo Toddynho. Nesta semana, a Amazon anunciou a contratação do profissional para a transmissão da Copa do Brasil 2023 no Prime Video.
Mariana Mello é jornalista e fundadora da Alma, agência especializada em conteúdo para marcas em plataformas digitais e audiovisuais. Aos 37 anos, decidiu se especializar em Gerontologia Social pela PUC-SP em 2018. Hoje, aos 43, dedica-se a projetos de conteúdo para marcas e empresas voltados ao viver mais, além de palestras e consultorias sobre comunicação e longevidade. Atuou como Diretora de Conteúdo e Comunicação Interna da agência Ideal H+K Strategies (WPP) e fez parte de veículos de comunicação da grande imprensa. Atualmente cria projetos de conteúdo para empresas como Dasa, Ambipar, Maturi, Spark:off, Zenklub, Infographic Company, Sesc e Portal do Envelhecimento e Longeviver.
mariana@maturidades.com.br
@maturidades_br
Conteúdo produzido por seres humanos com inteligência natural
Reportagem | Marcela Cunha e Pedro Braga/Alma Content
Tecnologia | Ivan Carlos
Imagens | Freepik