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Empresa nos EUA troca jovens por empregados mais velhos

Após direcionar dois cargos estratégicos a profissinais jovens, o empresário Kip Conforti, dono de duas transportadoras na Pensilvânia (EUA) conta que, agora, a vaga será de um candidado de 70 anos. Em entrevista recente ao The Wall Street Journal, ele diz que colaboradores mais jovens passam mais tempo em redes sociais do que conversando com os clientes.

Diante dessa percepção, há cerca de um ano ele tenta algo diferente. “Contrato pessoas mais velhas porque eu digo: ‘É isso que faremos hoje’ e, no final do dia, a tarefa está concluída. O turno deles começa às 9h e eles chegam às 8h50”, conta. Ele falou também em reportagem da Fox News:

Em uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago, três quartos dos participantes com mais de 65 anos responderam que o trabalho duro é muito importante para eles. E de acordo com dados do Ministério do Trabalho americano, pessoas com 55 anos ou mais são o segmento da força de trabalho que mais cresce nos EUA. Os números mostram também que, até 2030, a quantidade de indivíduos com mais de 75 anos no mercado de trabalho aumentará em 95%.

Existem, entretanto, indivíduos que estão em idade de se aposentar e que gostariam de desfrutar desse direito, mas têm pouca escolha a não ser trabalhar. Há uma crise global de aposentadoria: a cada 24 horas, a dívida da Previdência em oito das maiores economias do mundo aumenta em US$ 28 bilhões (R$ 115 bilhões), segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial.

Em entrevista para a BBC, Yik Han, chefe do departamento de investidores institucionais do WEF, disse que os efeitos dessa crise estão evidentes hoje e que os mais atingidos são os Estados Unidos, onde “o número de pessoas (financeiramente) falidas depois dos 65 anos está alcançando níveis sem precedentes”.


Mariana Mello é jornalista e fundadora da Alma, agência especializada em conteúdo para marcas em plataformas digitais e audiovisuais. Aos 37 anos, decidiu se especializar em Gerontologia Social pela PUC-SP em 2018. Hoje, aos 43, dedica-se a projetos de conteúdo para marcas e empresas voltados ao viver mais, além de palestras e consultorias sobre comunicação e longevidade. Atuou como Diretora de Conteúdo e Comunicação Interna da agência Ideal H+K Strategies (WPP) e fez parte de veículos de comunicação da grande imprensa. Atualmente cria projetos de conteúdo para empresas como Dasa, Ambipar, Maturi, Spark:off, Zenklub, Infographic Company, Sesc e Portal do Envelhecimento e Longeviver.

mariana@maturidades.com.br
@maturidades_br


Conteúdo produzido por seres humanos com inteligência natural
Reportagem | Marcela Cunha e Pedro Braga/Alma Content
Tecnologia | Ivan Carlos
Imagens | Freepik