Pular para o conteúdo
Início » Newsletters » Ed. #20 Abaixo à dentadura + idoso GATO 60+ e Maturifest 2023

Ed. #20 Abaixo à dentadura + idoso GATO 60+ e Maturifest 2023

Japão estuda medicamento que faz crescer dentes em adultos 

Existe uma chance real de próteses dentárias e implantes ficarem no passado. Cientistas da Universidade de Kyoto estudam uma fórmula para que dentes voltem a crescer em adultos, regenerando assim aqueles que foram danificados por cáries e traumas ao longo dos anos. A notícia foi divulgada no periódico Science Advances. 

O estudo tinha inicialmente foco em soluções para a anodontia, condição congênita que acomete cerca de 1% das crianças no mundo e caracteriza-se pela ausência natural de um ou mais dentes, sendo o implante o único tratamento indicado. 

Analisando animais roedores, os cientistas identificaram uma diferença genética entre aqueles com maior número de dentes em relação a outros, da mesma espécie. O gene responsável por sintetizar a proteína USAG-1, que limita o crescimento dentário, poderia ser anulado por meio de anticorpos sintéticos, fabricados em laboratório. Assim, com um medicamento, dentes novos cresceriam em adultos. 

Ainda realizado apenas em animais, o estudo tem previsão de avançar para humanos em 2024. Em um cenário de resultados positivos, a novidade pode estar disponível já em 2030. Nas palavras do pesquisador Katsu Takahashi, líder do experimento, podemos estar próximos de realizar “o grande sonho dos dentistas”.  


A indústria de games e o imenso mercado de jogadores 50+

Um quarto da população que joga videogame nos Estados Unidos tem mais de 50 anos. Na Alemanha, esse número muda para um terço. Isso para citar apenas dois exemplos. Os números levantados pela American Association of Retired Persons, organização sem fins lucrativos ligada a pessoas aposentadas, mostram que há um mercado gigantesco a ser explorado: o dos jogadores maduros.  

As queixas comuns desse público à indústria de games é a falta de didática nos tutoriais, a ausência de enredos interessantes e também questões ligadas à acessibilidade, como tamanhos e cores das fontes. 

Comentários sobre a anatomia dos consoles, não pensados para quem tem lesões ou artrite, também chamaram a atenção dos pesquisadores. No estudo, jogadores mais velhos contaram que preferem jogos que estimulam o raciocínio, a inteligência e com narrativas envolventes. 

Se pensarmos que a população envelhece em todo o mundo – no Brasil, a cada 21 segundos uma pessoa faz 50 anos – não é exagero dizer que desenvolvedores de games estão deixando escapar uma oportunidade.


RECEBEU ESSA NEWSLETTER MAS AINDA NÃO ASSINA? INSCREVA-SE 🙂


DIZEM

“A terceira idade está profundamente ligada ao processo de investigação do que é uma vida. Do que que conta numa vida. Quais são as escolhas que fazem a diferença? Quais são as diferenças que fazem diferença?” 

Christian Dunker, psicanalista 
Foto: Reprodução/Youtube


Aos 59 anos, atriz Glória Pires abre empresa de cosméticos veganos

Em meio aos textos, cenas e figurinos na personagem Irene, da novela Terra e Paixão, a atriz Glória Pires se dedica também a um novo empreendimento: sua marca de cosméticos.  Em entrevista à Pequenas Empresas, Grandes Negócios, ela conta que se trata de um projeto de vida, agora realizado em parceria com o marido, o músico Orlando Morais, e duas sócias. 

Focada em produtos para o cabelo e rosto, feitos a partir de ingredientes da Amazônia, a Bemgloria lançou seu e-commerce pelas redes sociais há cerca de um mês, com 11 produtos no catálogo. Feitos com patauá e pracaxi, xampus e condicionadores são os produtos de linha de entrada da marca, com o valor de R$ 29,90 cada um. 

De acordo com a pesquisa “Empreendedores 50+, o futuro do Brasil”, da consultoria Empreendabilidade, 15,6% dos empreendedores com idade entre 55 e 64 anos têm empresa estabelecida, ou seja, aberta ativa há mais de três anos e meio. O percentual é cinco vezes maior do que entre empreendedores que está na faixa etária entre 18 e 34 anos, que foi de 3,8%. Foto: Reprodução/Instagram


Estamos no Youtube 🙂

Em entrevista exclusiva ao Maturidades, a psicóloga Cibely Dias (@psi.cibelydias), de Salvador-BA, fala sobre os ganhos da maturidade, capacidade de adaptação, projeto de vida e velhice com propósito. Confira o bate-papo com a jornalista Mariana Mello, criadora do Maturidades, no nosso canal no Youtube. Inscreva-se no canal para acompanhar! 


Modelo de 60 anos mostra cartão do idoso e viraliza na redes sociais

Parecia mais um dia comum na internet, até o modelo e ator Nil Marinho postar, sem camisa, um vídeo mostrando o cartão que dá direito a estacionar em vagas especiais. No dia do seu aniversário de 60 anos, o catarinense teve uma explosão de seguidores e 8 milhões de visualizações. 

Comentários esperados, como o clássico “não parece a idade que tem”, povoaram o perfil. Respondendo aos curiosos, Nil contou sua rotina de cuidados e exercícios. “Só faço abdominais em casa, cinco vezes na semana. Cinco repetições de 100. À tarde, faço musculação, cinco vezes na semana. E caminho, ou pedalo, todos os dias”, explicou. 

Só isso, nada mais. 


Maturidades no Maturifest 2023

Por Mariana Mello

No último dia 25 tive a honra de mediar uma conversa sobre Longevidade, Comunicação e Criatividade na Era Digital durante a programação do Maturifest 2023. O papo rolou entre o especialista Marc Tawil e o jornalista e educador Marcelo Tas.

Personalidades como o Dr Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil e membro da OMS, e Alexandre da Silva, Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, marcaram presença no evento.

Fomos vistos por um público presencial de 950 pessoas, além de 15.000 visualizações pela transmissão ao vivo. Agraço imensamente pelo convite, feito por Mórris Litvak, CEO e Fundador da Maturi. 


Sobre Maturidades

Maturidades é uma iniciativa de conteúdo 100% independente. Idealizada pela jornalista Mariana Mello, fundadora também da agência Alma Content, tem como missão trazer narrativas, notícias e insights sobre cultura de maturidade. Dedicada a projetos de branded content, Mariana tem curso de extensão em Gerontologia Social pela PUC-SP (2018) e atualmente cursa pós-graduação em Gerontologia no Hospital Israelita Albert Einstein. Parcerias, projetos e talks: mariana@maturidades.com.br